OS GATUNOS




SURF MUSIC INSTRUMENTAL DE BOTECO



Essa foi a denominação exata que um trio do Distrito Federal, colocou em suas idéias sonoras em 2013, formando assim Os Gatunos, power trio do DF integrado  por Fabrício Paçoca (guitarra), Felipe Rodriguez (baixo) e Marcelo Melo (bateria).
A banda faz um som instrumental  que transita entrar a surf music, garage rock, rockabilly, dentre outros gêneros musicais, criando uma sonoridade bem peculiar e bacana. Lançaram  seu segundo trabalho em 2016, auto intitulado Os Gatunos Vão A Praia. E prá 2019 pensam em lançar já um novo play.
Batemos um papo com Felipe Rodriguez, baixista  da banda, prá saber mais sobre eles e seu surf intstrumental envenenado.



Explica aí prá gente: O que é Surf Music Instrumental Popular de Boteco ? Por quê essa denominação ? 
Então, esse papo se confunde com o porquê do nome da banda também, inicialmente era uma banda surrupiando temas e tocando em versão surf, daí o nome Os Gatunos e Música Instrumental Popular de Boteco, por quê foi esse o ambiente em que a gente desenvolveu nosso repertório e até hoje fazemos muito barzinhos, sempre pregando a palavra da Surf Music.


E dá prá fazer Surf Music sem praia, já que vocês são do cerrado ? 
A vontade de fazer surf music vem da paixão por bandas como The Jet Blacks, The Pop´s, Os Ambervisions, Dead Rocks, Los tormentos, Ventures, Shadows...
Praia é só um detalhe pra quem tem o maior lago artificial do mundo! Hehehe apesar de nosso disco se chamar “Os Gatunos vão à praia” nós ainda não fizemos shows no litoral brasileiro, falha que será reparada em 2019.


Vocês transitam entre a surf music e a junção de outros gêneros como Jovem guarda, Rockabilly e até toques de latinidade. Como é fazer esse mix de ondas sonoras. Fica satisfatório no final ?
Foi uma característica que foi se desenvolvendo naturalmente com o tempo, os temas iam surgindo e antes de um título, a gente fica se referindo as tracks conforme o seu ritmo tipo a lambada, o country, o merengue, o ska.. aí a onda foi ir explorando cada vez mais novas sonoridades, como numa espécie de desafio ou aquela fissura de completar um albúm de figurinhas de ritmos. Estamos finalizando o segundo disco e essa característica permanece, terá lambada, hardcore, rockabilly, twist... 100% instrumental.



 A onda de vocês sempre foi fazer música instrumental ou foi algo que veio depois?
Sim, a pegada desde o início era ser instrumental, no molde clássico, banda de uniforme, no nosso caso usamos máscaras também, coreografia, timbre vintage. Os gatunos é uma homenagem a elegância e a sonoridade das clássicas bandas da surf music.


A idéia de formar a banda, como rolou ? Vocês já se conheciam ?
A formação dos Gatunos é a parada mais improvável de todas, são pessoas de tribos muito diferentes, um vem do rockabilly, o outro do indie/alternativo, eu já venho mais de uma escola post punk/hardcore. Mas todos na banda curtem Rock antigo, Jovem guarda, Garage... e no final das contas, foi essa mistura que deu química no som, a bagagem de cada um resultou numa sonoridade bem particular, com personalidade.

E os shows como são ? Vai mais a mulecada ou um público variado ?
Cara, isso da banda é muito louco, conseguimos atingir várias faixas etárias, é comum encontrar criança e coroas dançando o mesmo som em nossos shows, essa restrição acaba rolando mais de acordo com casas noturnas em que tocamos, que acaba sendo mais um público jovem, mas na real, quando rola “O milionário” atinge até o mais bruto dos corações hehehe

Como foi gravar o Ep Os Gatunos Vão A Praia? Como foi o processo?
Gravamos ao vivo no estúdio 1234 na Asa Norte de Brasília, Esquema ao vivo no estúdio, preservando a selvageria das canções, lançamento total independente, queimamos e comercializamos mais de 300 cópias. Para levantar grana, fizemos diversas datas no Distrito Federal, tocando em locais públicos como praças, ruas, pontos turísticos. Ligávamos o gerador, tocávamos e passávamos o chapéu para contribuição voluntária. E assim arrecadamos o montante, para realizar o disco, a capa é do Paulo, baixista da extinta banda Gramofocas, Masterização do Gustavo Halfed e Captação e mix por Pedro Tavares. Contamos com a presença de nossos parceiros Bruno Portela e Isadora Pina nos metais, participações que e parcerias que se repetirão em nosso segundo registro também, que está em fase de finalização.



E tá rolando uma boa aceitação do trabalho ? As rádios locais tocam o play ?
Rolou legal, nesses quase dois anos de divulgação desse trabalho, foi o disco que lançou a gente e desde então tem rolado um feedback positivo, tocar em rádio hoje é meio que uma lenda urbana, mas vira e mexe toca na rádio cultura local e sempre rola em programas de webrádio especializados em surf music, dentro e fora do país.



No ep, há uma versão instrumental de "Aquela", música de Gabriel Thomaz (Autoramas|), que ficou conhecida na interpretação dos Raimundos. Vocês já conheciam o Gabriel ? como rolou o lance de coverizar o som dele ?
Uma outra característica que queremos manter em nossos discos é a de sempre colocar uma versão, já que nosso nome se deve a esse comportamento cleptomaníaco musical da banda. E com o Gabriel Thomaz, por ser da cidade e termos contato, acabou facilitando essa escolha por “Aquela”, já fizemos algumas vezes o formato em formato ao vivo “Gabriel Thomaz e Os Gatunos” tocando o repertório da Little Quail and The Mad Birds, shows memoráveis! Sempre rolou uma relação divertida e que rende bons frutos.




Já há planos de lançar um novo trabalho ? Pode adiantar alguma informação?
Acabamos de gravar o segundo disco, novamente com 10 faixas (9 autorais e 1 versão), acabamos de mixar e está indo pra masterização nesse final de 2018. Creio que o “Swing Manifesto” sai ainda no primeiro semestre 2019.


Brasília continua sendo palco de novas bandas? Como está o cenário musical local?
Sim, muitas bandas surgem e acabam de maneira muito rápida também, mas há sempre novas idéias interessantes rolando na cidade, poderia destacar as bandas Supervibe, Caos Lúdico, Komodo, Abismo, Lunar Dream, Vox Lugosi, Israel e os Rayabutes, Valdez, Oxy, Gran turismo, Paradisi.



CONTATOS:

Email: gatunosurf@gmail.com


Comentários