SECOND COME


Depois do Sex Noise, eis que outro ícone  do cenário independente dos 90 volta a dar sinais (e barulho) de retorno. Trata-se do Second Come, banda que fez a alegria de muita gente  que curtia aquele som shoegazer e noise que Pin ups, Killing chainsaw e outros faziam.  O retorno veio aos poucos, nos palcos. Um dessas apresentações foi no Imperator, casa de shows do RJ, em Tributo a Rádio Fluminense FM. A banda também relançou seus discos,  o You (antes disponível somente em vinil) e o  Superkids, Superdrugs, Supergod And Strangers. Segundo Francisco Kraus (baixista da banda), pretendem lançar um material totalmente novo em 2016. Confira a entrevista abaixo que ele nos cedeu.
 

De quem partiu a idéia inicial de retomar as atividades da banda? Houve receio de voltar, da parte de algum integrante?
Não me lembro de alguém específico sugerindo retornar com a banda. Fizemos alguns shows tipo “reunião” em festas ou eventos específicos e, aproveitando a volta do Kamache e do Kadu pro Rio de Janeiro, foi natural voltarmos a tocar juntos. Não há receio. Não há porque haver receio. Queremos apenas tocar com amigos canções que foram importantes para todos nós, junto com novas canções que já estão sendo compostas e executadas em shows. Temos um nome a zelar, mas isso não nos dá receio, só nos estimula.

E como foi voltar a subir  no palco ? Qual foi a sensação ?
Desde 2011 fazemos shows esporádicos do Second Come. O show da “volta”, num evento da Fluminense FM, foi foda! Ver uma garotada nova, que provavelmente nasceu junto com a banda, cantar e dançar algumas canções, foi duca! E é disso que nós precisamos...





O que mudou dos anos 90 prá cá ? O que melhorou e o que piorou na cena independente  nesses anos de ausência do Second Come ?
Perdemos cabelos e ganhamos peso... rsrs...Acho que a internet ajuda bastante. Acho que a internet atrapalha bastante. Surgiram boas bandas, bandas nem tão boas, continuamos sem apoio, sem lugares pra tocar, sem dinheiro... enfim, mudou pouca coisa.

Vocês relançaram seus 2 álbuns iniciais. Fale mais sobre isso.
Várias pessoas nos procuravam para comprar os CDs e não tínhamos previsão disso. Acho que a volta da banda ajudou nisso. Mas não vamos parar só aí, num clima saudosista...

Pretendem lançar material novo ? Quando ? Será algo que manterá o estilo da banda ou teremos algumas boas novidades no som ? 
Como falei antes, não vamos ficar apenas no saudosismo, tocando as boas e velhas canções. Estamos ensaiando material novo para gravar um disco até o primeiro trimestre de 2016. Claro que este material tem a marca da banda, mas nós ouvimos muitas coisas nesse “hiato” e com certeza alguma informação nova vai estar presente nestas canções. Já colocamos duas nos shows, entre elas, “Infatuated Love”.

Você e Fábio Leopoldino (ex vocalista/guitarrista da banda, falecido em 1995 ) criaram o Second Come e já vinham de uma banda predecessora, a Eterno Grito. Como ficou sabendo da morte dele ?
Um amigo em comum me ligou. Triste.


E como ele era dentro e fora dos palcos ?  A morte dele foi algo realmente inesperado por vocês ?
A figura dele no palco era a mesma fora dele: Tímido, tranquilo, excelente compositor. Uma pessoa comum, que acertava e errava, brincava e brigava, julgava e não julgava. Foi bom ter conhecido e convivido com ele. Não há como esperar que uma pessoa aparentemente saudável, com pouco mais de 40 anos, morra. Foi um choque. Por intermédio deste mesmo amigo que me avisou de sua morte, havíamos começado a nos falar de novo. Conversamos sobre músicas, bandas e fazermos um som juntos, na casa deste amigo, em Resende/RJ. Infelizmente, não deu tempo.


A formação clássica, com Fernando kamache, Francisco Kraus, Kadú e Fábio Leopoldino, numa foto de divulgação.

Agora quem assume a guitarra é o Mauk (ex Big Trep). Vocês já eram amigos de longa data ?
Desde 87 rsrs... O Mauricio é um cara foda! Toca guitarra, baixo, canta, compõe,,, E é um grande amigo, daqueles que você quer por perto, pois te apoiam, te ajudam, lutam por ti. E, além disso, tem um carregamento de excelentes influências musicais que estão somando muito nesta nova fase.

Formação atual: Kadú (bateria), Fernando Kamache (guitarras/backing vocal), Francisco kraus (vocal/baixo) e Maulk (guitarras).
  
Do que rola atualmente, o que você anda escutando?
Cara, ouço muito menos do que deveria... das bandas daqui, gosto do Supercordas, Lava Divers, etc. Ainda ouço Mogwai, Explosions in the Sky, God is na Astronaut, Foals, Midlake, etc. E claro, nunca vou abandonar os clássicos, aqueles que pra onde volto sempre :)

Ainda vale a pena empunhar uma guitarra e mandar ver nos palcos ?
Sempre vale a pena fazer o que te faz feliz. Ainda mais se isso fizer os outros felizes. E que todos possamos ficar surdos hahahahahha...


CONTATOS :

https://www.facebook.com/secondcome?fref=ts 




Comentários