FUGA DE SATURNO


 Fuga de Saturno é uma das mais novas bandas de João Pessoa formada em 2013. Apostam no indie pop brazuca, com referências a Tame Impala, Last Shadow Puppets, Jake Bugg entre outros. Quarteto composto por Alana (vocal), Berg (baixo), Luís (guitarra) e Hardman ( bateria), estão divulgando seu single Desvio, pela plataforma do Soundcloud, e em breve a banda lançará seu ep. Confira mais sobre a Fuga de Saturno nessa entrevista cedida por Luís, guitarrista da banda.



De onde saiu o nome Fuga de Saturno ? e como foi reunir os integrantes pra iniciar os trabalhos como banda ?
É difícil lembrar ao certo como saiu o nome da banda. Só lembro que já estávamos há dias num brainstorming constante, com várias ideias, procurando um nome curto, ao estilo das bandas do britpop (Pulp, Lush, Blur) até que apareceu o nome Fuga, que até faz referência a uma música dos Mutantes (Fuga Nº 2). O Saturno, que já tinha saído, permaneceu rodando, daí tentamos juntar e no final soou bem.

Vocês tem um single virtual que acabou de sair do forno. É um aquecimento para um novo trabalho que está por vir ? Fale mais disso.
Entre mudanças de formação e os primeiros shows, já agora em 2016, decidimos agilizar as coisas e produzir um material pra fixar esse momento inicial da banda e ter um trabalho pra divulgar, para "exisitir" de fato como banda. Lançamos este single e até o fim do ano estaremos lançando o EP completo com cinco músicas.


Você e Alana são o casal da banda. Como é dividir a vida pessoal com os afazeres da banda?Não é tão fácil. É evidente que há dias melhores do que outros, há toda uma vida pra conciliar, um timing próprio da intimidade, e é claro que ocorrem divergências, o que é até natural. Mas acima de tudo temos uma parceria muito grande, que floresceu muito também em função da música, além de um respeito e uma admiração mútuas que ultrapassam as competências musicais.





Como é ter a frente da banda uma mulher no vocal ? Acha que ainda há muito preconceito da galera nessa questão de ser uma mulher no rock ?Como compositor, eu sempre tive uma preferência por mulheres cantando minhas músicas, sempre procurei um timbre, uma embocadura, bem própria da voz feminina, que não sei porquê acho que expressam melhor as melodias. Me relacionar com alguém que se interessa por música, que gosta de cantar, e canta bem, foi um golpe de sorte muito grande, e era óbvio que em algum momento iríamos fazer algo juntos. Falando da mulher no rock, pelo menos no meio underground onde transitamos, esta questão já é algo superado, muito disso devido ao grau de esclarecimento tanto do público quanto dos entes que fazem parte da cena. Ainda há muito o que ser conquistado em muitas áreas, mas pelo menos na música, as mulheres estão cada vez mais presentes e atuantes, e quanto mais representatividade elas obtém, melhor pra todo mundo.


E os shows do Fuga de Saturno,como são ?
Nesse sentido seguimos bem a cartilha punk: curto e barulhento.

Quais as influências ?
Todo mundo tem as suas influências e preferências, mas em geral tentamos aliar influências do rock inglês de todas as épocas, batidas folk rock, sem perder a referência da new wave e do punk. Gostamos muito dos Beatles, Buzzcocks, Smiths, Placebo e coisas mais recentes como Last Shadow Puppets, Brendan Benson, Miles Kane.

E as letras, elas falam de quê ?
Em geral as letras são bem subjetivas, bem abertas. Falamos de relacionamentos, de conflitos existenciais, inadequações, nostalgia, etc.




Como é o modo de composição da banda ?
Na maioria das vezes eu chego com um esqueleto mais ou menos estruturado da música e no estúdio vamos procurando uma melhor forma de arranjar, encaixando batidas, backing vocals, até ficar de uma forma que todos fiquem satisfeitos.

Depois desse single, o que vem por aí ?Vamos lançar mais um single e depois lançaremos o EP completo. Assim que terminarmos a mixagem, vamos retomar os ensaios para tentar pegar uma sequência de shows, a princípio por aqui, sem deixar de lado a divulgação pela internet.




CONTATOS : 

FACEBOOK

SOUNDCLOUD


















Comentários