O Grande Ogro





Vindo do Sul do país, o Grande Ogro vem dar o ar da graça, com seu rock instrumental, abstrato e pesado,deixando orgulhosos fãs e simpatizantes de bandas como Fugazi e At The Drive In. A banda é Formada por André Astro (guitarra), César Carlos (bateria), Jackson (guitarra) e Genésio Alves (baixo),seres com vida e consciência sonora, que acabam de lançar seu primeiro Ep autointitulado. O Box foi conversar com os meninos sobre seu trabalho.


Como surgiu a ideia de se criar a banda ?

Jackson: Surgiu da falta de um vocalista e da necessidade de tocar mais alto do que os P.As para a voz de estúdio aguentam..
André Astro: Pelo simples fato de tocar e fazer realmente o que gosta e ser livre, em pensamento em e vontade.


Todos já haviam tocado em outras bandas juntos ?

Jackson: Eu e jaco já havíamos feito alguns projetos.
César Carlos: Já havia tocado em outros projetos com Jackson e como comentei, estava tocando com André Astro na banda Vergaser onde ja tocávamos sons instrumentais.
André Astro: Sim, menos com Jackson.


Fale do processo de produção do Ep.

Genésio : Muitos ensaios pra que tivéssemos um resultado satisfatório.
César Carlos: Fizemos uma primeira gravação ao vivo, todos na mesma sala. E após ouvir, conversando com dono do estúdio, chegamos a conclusão que poderíamos gravar separados as cordas em uma sala, e só a bateria em outra, todos com fone, mas tocando na vibe do Show. Foi uma boa experiencia. Depois demorou um pouco a mixagem e a produção final (caseira) que ficou profissional .
André Astro: Porra, gravação foi até que rápida...gravamos ao vivo só bateria em outra sala, para não vazar o som nos outros instrumentos.Assim ficar mais a pegada da banda. Mas masterizaração e mixagem, deu uma puta dor de cabeça. O cara queria fazer do jeito dele, deixar de qualquer jeito. Porém, Jackson tem experiência e ouvido como eu também, e a gente queria chegar em um ponto, que as vezes, outra pessoa não sabe ou não quer enxergar, sei lá. Agora produção de arte, capa etc, ficou com gente mesmo, César Vermelho (artista plastico) já tinha feito desenho da capa, fazia um tempo. Peguei o desenho e fiz a edição gráfica.


E como anda a divulgação do trabalho ?

Jackson: A aceitação é muito boa, apesar do nosso fraco alcance de mercado, em termos financeiros. Se houvesse recursos para pagar por uma publicidade maior, com certeza estaríamos mais conhecidos nesse momento...
André Astro: Bem boa até. Temos alguns pedidos, encaminhado cds para fora do pais,com alguns estados e  blogs comentando, até sites gringos.tem alguns lugares que tem meio uma panela, que só quer divulgar ou mostrar o que é hype, o bonito.Quando chega algo subversivo, virão a cara ou fingem que não estão vendo ou acontecendo. Tem muita coisa boa acontecendo, mas tem muita gente preguiçosa que só quer tirar uma casca...vou mandar até pro inferno se lá tiver um email ou uma caixa postal. Faça você mesmo,rs,rs,rs...


A música instrumental vem mostrando seu espaço nos estilos antes pesquisados. Como é fazer esse tipo de música hoje em dia ?

Jackson: Para mim música instrumental foi uma agradável surpresa, pois o espaço é melhor e o som é bem mais respeitado. Com um vocalista a parte instrumental da música fica meio a parte, e a banda fica um pouco limitada a estilo musical, letra...e postura do vocalista infelizmente no Brasil é assim...
Genésio: Fazer um som instrumental é pra mim, uma maneira de se expressar na música e não na letra propriamente dita. O próprio som já deve ser a história a ser contada.
César Carlos: Música instrumental é legal. A pessoa que ouve sempre remete a um estilo ou banda que eles gostam, ou seja, buscam uma referência sempre na música, e no final comentam : "cara muito loco este som,se tivesse vocal ia se muito loco", rs... falta de costume manja ?
André Astro: Sempre esteve por ai, sempre teve várias bandas instrumentais. Fazer um som assim é ser mais livre, e  não se limitar a um compasso ou uma frase...pode deixar mais torto possível, minimalista......


E como é o processo de composição da banda ?

Jackson: Idéias são expostas e trabalhadas em conjunto .
Genésio: Todos se reunem em ensaios, com a banda completa, e algumas vezes, fazemos só as cordas,pra já ter algo mais concreto na hora de ir pra o estúdio ensaiar. Uma base é colocada, e daí vão surgindo as ideias.
César Carlos: Ás vezes um dos guitaristas traz a musica feita na guitarra ou uma ideia inicial, e todos continuam no estúdio. Mas no geral, todos dão ideias.


Quais influências do O Grande Ogro ?

Jackson: Música de elevador, Elton john, e maquina de lavar pratos..
Genésio: A minha influência pessoal mesmo é Fugazi,escuto muito,sempre gostei muito dessa banda...acho que tem um som único,mas gosto muito de The Buzzcocks,Sonic Youth, For The Mathematics, Manic Street Preachers.
César Carlos: Todo tipo de barulho e sensação....
André Astro: A vida.....


E hoje em dia, dá prá se viver de música ?

Jackson: Desde que você tenha um pai rico ou uma esposa milionária...
Genésio: Viver de música boa é difícil.Ninguém vive,mas música ruim tem uns aí que ganham muito!
César Carlos: Viver de musica não, mas viver com a musica é preciso.
André Astro: Ninguém vive, mas sobrevive dela.Chega a ser até irônico essa pergunta...se tiver um paitrocínio, sim, fazendo algo pop e bem aceitável, fácil de digerir ou se tocar musicas dos outros numa banda cover, ou ate produção musical ai ate pode viver.


Finalizando, como você define um show da banda ?

Jackson: Eu não defino. A gente toca e as pessoas que recebem a transmissão definem as impressões...convide-nos para um show e saberá.. (risos)
Genésio: Gosto muito de tocar,sempre é uma experiência diferente da outra,cada show tem sua particularidade,seja de público, de som ou até mesmo da química que rola entre a banda,que sempre é muito favorável.
César Carlos: Um nunca é igual o outro mas tem uma coisa interessante. Tem show onde uma  música ou outra faz a pessoa que tava longe, dar um passo prá frente, ou uma pessoa sentada levantar. Percebo que quem gosta é meio que do inicio ao fim, porque como tem variação no instrumental, o povo ta sempre se surpreendendo...alguém me disse isso, é sério.Só não lembro quem foi.
André Astro: Vá a um e defina por si próprio...



CONTATOS:

 PARA OUVIR :

PARA BAIXAR :






Comentários