A Hard Day's Songs



A Hard Days Songs é  o que se pode chamar mesmo de uma banda  "Smells like teen spirit". Não só pelo som que fazem, mas pelo espírito agitador e aglutinador de sons e ideías que formam , ao se unirem. 
O Power trio vem de Floripa (Sc), formado por Rafael Fant (vocal/guitarras/Composições), Gabriel Fisher (baixo/Backing Vocals) e Dave Fight (bateria), e esses enfants terribles  mostram uma mescla de punk e grunge em suas canções.Seu vocalista também agita o Fant records,selo onde é lançado os trabalhos da banda, e produz vários eventos e shows locais.Coisa de quem tem muito gás pra queimar. Confira a entrevista cedida pelo mesmo.


Diz aí Rafael, como começou a ideía de se formar o AHDS ?
No caso, a  banda  foi formada no ano de 2008 por mim, que dei inicio ao projeto,com demos e gravações caseiras, aí encontrei o outro "pirado" Gabriel Fischer, após um teste show elaborado no inicio do verão de 2011, e até hoje  fazemos no palco a insanidade da distorção,tirando som de feedback,fazendo uma mega barulheira também atualmente com Dave Fight criando seu Punk Rock Alternativo,e flertando aqui e ali com o garagem rock.

Já havia tocado em outras bandas com o pessoal ?
Antes de formar a banda A Hard Day's Songs,havia sido membro ativo como baterista na banda Fariseus,e baterista também em projetos como: Havanna, Anthozoa, Duente Mental . Todas bandas formadas em Florianópolis (SC).

Fale um pouco de cada um dos cds lançados .
- SINGLE NÉVOA PARALELA - (2009) -
* - Primeiro lançamento oficial da banda A Hard Day's Songs foi a canção "Névoa Paralela" , com arranjos e composição gravada por mim,  como forma de procura por integrantes que se interessassem em integrar a banda e o projeto. Mixada,masterizada por Cisso Bordignon, que fez a pincelada final sobre as ideias que direcionaram o processo final da gravação,base bastante importante.
-  EP "AQUI SE FAZ,AQUI SE PAGA" - (2012) -
* Mostra um certo amadurecimento com a entrada de Gabriel Fischer á banda, no comando do baixo e parceria. Já as baterias novamente foram gravadas por Rafael Fant,pois a banda não havia conseguido encontrar um baterista que pudesse estar gravando com a banda,e no entrosamento ideal que ela precisava.
- ÁLBUM ANALÍTICO - ( 2013) -
* Novamente a banda entra em estúdio mesmo sem baterista, com a ideia de vir a gravar o primeiro álbum,canções que haviam sido trazidas da geladeira de poesias e cronicas do feitas por mim, as quais haviam se misturado a novas canções que dividiriam o tema do álbum. Gravamos com a certeza de que encontraríamos nesse meio tempo, um baterista permanente a banda,para dar continuidade ao processo. Daí, finalmente Dave Fight, após ouvir as canções que a banda havia lançado nos anos anteriores decide aderir ao projeto, no respectivo momento fechando nosso power trio, e dando continuidade as gravações,e contando com a participação ativa de Vitor Correa, membro convidado da banda para estar acompanhando nos shows  como base apoio em canções próprias e covers.



Como foi o processo de divulgação ?
Atualmente o processo de divulgação do primeiro álbum o "Analítico" já criou um efeito indireto maior,por conta das 03 faixas,mais as do Ep,mesmo não havendo tantas apresentações ao vivo no atual ano de 2013 por conta das gravações em estúdio,a banda, via o site Soundcloud foi já ouvida em mais de 10 países o que gerou bastante felicidade por conta do que a banda já ralou pra produzir nesse meio tempo,desde custo pra gravações,quanto dedicação na forma de gravar,e com a crença de que a cada dia vai se superar,ver outros países interessados em ouvir o som,dar o play,já é um sonho realizado para a mesma que com determinação assiste a tudo com bons planos pro futuro.

Floripa parece ser um local onde a cena mostra um certo potencial . Isso é verdade ?
Sim,Floripa é mágica e tem um potencial bom,pode melhorar cada vez com mais aberturas de projetos culturais que possam ter mais e mais participação ativa da comunidade e demais apoiadores do movimento,desde selos á pessoas jurídicas que queiram incentivar com seus apoios e influências.

Na sua opinião, o que faz uma cena local crescer e não se estagnar ?
Para que ela possa se abranger cada vez mais e não ficar numa coisa massante para quem vê,e para quem participa dela,acho coerente haver uma unificação de vários tipos,por meio de  feiras,exposições,congressos,eventos de médio,grande porte, para dar incentivo a uma geração que quer ser peça ativa da sociedade, mais precisa de meios para isso...então surgem os meios,e aí depende de cada um também, Só assim poderemos seguir e chegar a algum sentido, e ter de fato uma cena local melhor estruturada na cidade.

E hoje em dia o processo de se lançar no meio independente ainda é árduo ? Qual sua posição sobre isso ?
*- De fato é bastante trabalhoso você conseguir manter uma vida artística,não é pra qualquer um também.
São custos em gravações,estúdios de ensaios,transporte pra shows,noites sem dormir,algumas vezes não tem garrafa de café,nem umas bolachinhas  uhauhhuah....nem birita,as vezes você tem que andar uns quilômetros até o ponto de ônibus,mais no final percebe uma coisa,no meio de tudo: gerou história,experiência,e como lidar com certas situações no decorrer da sua carreira no meio independente,para  muitas vezes não se ferrar. Mas uma coisa que deve ser peça chave disso tudo, é o fato de o público ajudar o meio independente. Por isso,você que é fã ou admirador, saia de casa, vá á exposições, vá a feiras de zines,vá a shows, não seja mais um parasita da cena local.



Fale um pouco da Fant Records. Como surgiu a ideía de montar o selo ? Tem planos prá lançar bandas além do AHDS?
* - Fundada inicialmente como uma produção de eventos independentes em 2008,a Fant Records nasceu para juntar bandas que fazem um som totalmente alternativo,independente, na cidade de Florianópolis e demais cidades próximas como: São José,Palhoça,biguaçu todas em Sc.
O forte intuito do selo é promover a democratização e universalização do acesso aos bens e serviços culturais num todo,para todos,em todas as cidades citadas,e demais cidades e estados que queiram apoiar nossa ideologia, se tornando um caminho mais amplo e justo para a sociedade que nela é constituída.

Voltando ao AHDS, como é o processo de composição da banda ?
* - As características sonoras da banda funde elementos da pegada Garagem Rock, Punk Rock Alternativo somado ao peso do Rock Alternativo,as Composiçoes letras  de autoria de Rafael Fant são normalmente cheias de angústia, muitas vezes abordando temas como alienação social, apatia, confinamento e um desejo de liberdade na forma de expressar as chamadas "canções de um dia duro".

Planos para o futuro ?
Finalizar o primeiro álbum, elaborar o show de lançamento do álbum,o processo de gravações dos videoclipes das canções promocionais do álbum "Analítico, marcar os shows de divulgações do álbum, e fazeras prensagens dos singles promocionais das próximas canções do álbum..

Contatos :

Fanpage

Soundcloud



Comentários